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Desenvolver uma imunidade forte com estas dicas

Os cuidados com a imunidade começam com os cuidados consigo próprio, e este ano não é exceção. E porque nem sempre conseguimos dormir o suficiente ou gerir o stress, os suplementos de apoio imunitário podem ajudar a preencher essas lacunas.

As melhores maneiras de apoiar a imunidade não envolvem apenas tomar suplementos de vitamina C ou multivitaminas, mas fornecer suporte direcionado para ajudar a aumentar a função imunológica, proteger as células e aumentar os níveis de energia.

Várias recomendações

Alho e gengibre

Estes superalimentos comprovados ajudam a apoiar a sua imunidade com compostos bioactivos naturais. Adicione alho extra à sua sopa, beba chá de gengibre ou obtenha o melhor dos dois mundos ao fazer um grande lote de caldo de medula óssea com cardamomo e gengibre.

Curcuma

Provavelmente já encontrou esta especiaria amarela brilhante nos caris, mas a verdadeira estrela do espetáculo é o ingrediente ativo da curcuma: a curcumina. Este composto promove uma resposta saudável à inflamação e ajuda a regular o sistema imunitário.

Legumes coloridos

Se o seu objetivo é obter o máximo de nutrientes, coloque no seu prato vegetais de todas as cores. Comer vegetais coloridos ajudará seu corpo a obter muitas vitaminas e minerais benéficos, como a vitamina C nos brócolis, a glutationa nas couves de Bruxelas e o zinco nas folhas verdes escuras.

Alimentos que são bons para o seu intestino

Surpreendentemente, uma grande parte da atividade imunitária começa no intestino (mais sobre isso mais tarde).

Um sistema imunitário forte começa com um microbioma intestinal saudável. Pode parecer estranho que seu estômago desempenhe um papel na maneira como você se sente, mas um crescente corpo de evidências mostra que suas bactérias intestinais são uma parte essencial da resposta imune do seu corpo.

As bactérias intestinais são responsáveis por, entre outras coisas:

decompor os alimentos em nutrientes que ajudam a alimentar as células e a reforçar a resposta imunitária -enviar sinais de alerta para o seu sistema imunitário quando este detecta a presença de microrganismos nocivos

Os cientistas revelam mais pormenores sobre esta última caraterística. Sabemos que as bactérias intestinais desempenham um papel na manutenção do equilíbrio do nosso corpo - um estado chamado homeostase. O seu corpo está constantemente a tentar manter um estado de homeostase porque é o estado mais eficiente para o funcionamento de todos os seus sistemas."

Quando bactérias ou vírus nocivos começam a atacá-lo, seu sistema imunológico entra em alta velocidade para trazer tudo de volta ao normal - e quando você tem um microbioma intestinal saudável, a imunidade do seu corpo está melhor equipada para ajudar a defender seu corpo.

ALIMENTOS QUE APOIAM A SAÚDE DO ANTROLÓGICO

Então, como você apoia um intestino saudável? Coma seus vegetais! Uma dieta rica em alimentos diversos e ricos em nutrientes dá a todo o seu corpo acesso às vitaminas e minerais de que necessita para funcionar como uma máquina bem oleada.

Para um impulso ainda maior, adicione estes alimentos à sua dieta:

Caldo de ossos

É uma fonte rica de colagénio, que ajuda a manter o tecido conjuntivo forte - incluindo o tecido conjuntivo no sistema digestivo.

Alimentos cozinhados

Kimchi, chucrute e outros alimentos fermentados são ótimos para a saúde geral, porque são uma maneira confiável de obter bactérias probióticas em sua dieta.

Alimentos ricos em antioxidantes: os antioxidantes ajudam o corpo a combater os radicais livres causados pelo stress oxidativo e pela inflamação. Estudos mostram que os polifenóis anti-inflamatórios (compostos vegetais com propriedades antioxidantes) podem ajudar a apoiar o equilíbrio de bactérias benéficas no intestino. Mais uma razão para se deliciar com alimentos ricos em antioxidantes, como bagas, chocolate preto e café.

Vitamina D e zinco

Outra ótima maneira de apoiar seu sistema imunológico é obter vitamina D e zinco suficientes. Como seus papéis, para o funcionamento adequado do sistema imunológico e a saúde geral, são essenciais.

Vitamina D

Obter mais vitamina D no seu corpo é uma vitória clara. Isso ocorre porque os benefícios da vitamina D são essenciais para todo o seu corpo. No que diz respeito ao seu sistema imunitário, a vitamina D apoia as células T, os glóbulos brancos que ajudam a proteger o seu corpo de doenças. No entanto, a vitamina do sol também é essencial para ossos e dentes fortes, porque ajuda o seu corpo a absorver o cálcio e a manter o tecido ósseo. A deficiência de vitamina D também está associada a músculos mais fracos e má função muscular.

De acordo com a Mayo Clinic, a dose diária recomendada de vitamina D para adultos é de 600 UI (15 microgramas). Então, como é que se atinge esse número? Quando se trata de aumentar seus níveis de vitamina D, certifique-se de:

Expor-se à luz do sol quando está bom tempo! 20 minutos por dia é o ideal, mas os meses de inverno ou o mau tempo nem sempre permitem condições climáticas agradáveis. Portanto, qualquer coisa que você possa gerenciar, e com a maior freqüência possível, é ideal.

Consuma alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordos, gemas de ovos e fígado de vaca.

Tome um suplemento de vitamina D para garantir que você obtenha o suficiente desta vitamina essencial.

Zinco

Talvez já tenha ouvido dizer que o zinco é uma grande ajuda quando quer reforçar o seu sistema imunitário. Mas porque é que é tão bom? Os benefícios da suplementação de zinco são bastante impressionantes:

Ele suporta um sistema imunológico forte que pode responder aos invasores como um profissional.

Desempenha um papel nas células das membranas mucosas do corpo e nos tecidos da pele, promovendo a cura e a reparação das membranas celulares.

Estudos sugerem que algumas formas de zinco, especialmente o gluconato de zinco, podem até encurtar a duração de um resfriado.

Pode obter zinco em alimentos como ostras, sementes de abóbora, carne de vaca e cajus, mas é difícil obter alimentos ricos em zinco suficientes na sua dieta.

A melhor maneira de garantir que o seu corpo obtenha zinco suficiente é tomar um suplemento de zinco. Mas certifique-se de tomar zinco com outro mineral essencial: cobre.

O zinco pode competir com o cobre no seu corpo para absorção. O cobre, no entanto, ajuda em funções vitais, como energia e produção de células sanguíneas. Portanto, verifique se o seu suplemento dietético de zinco e cobre contém doses equilibradas de ambos os minerais essenciais.

Algumas notas finais: é aconselhável tomar zinco com alimentos para evitar efeitos secundários como perturbações gástricas. Além disso, evite tomar zinco juntamente com álcool ou antibióticos. O álcool pode dificultar a absorção do zinco pelo organismo. E se tomar zinco e antibióticos sem tempo suficiente entre eles, pode interferir com a sua eficácia.

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